Como uma pessoa cega cria um blog

20180326_164030
Um Macbook aberto na página da criação do blog com minhas mãos no teclado.

Como vou treinar um novo cão guia nos Estados Unidos, pensei em fazer um diário do treinamento. Aí, pensei no blog “Mundo às escuras”. Mas como eu iria montar um blog? Não tinha a mínima idéia.  O profissional que fez meu site iria me cobrar cerca de dois mil Reais para transformar meu site em um blog, inviável para mim. Ainda mais agora, que estou desfalcada, por causa da viagem aos Estados Unidos.

Então, comecei a pesquisar ferramentas para construir um blog de forma gratuita e encontrei o WordPress. Aqui, vale explicar como deficientes visuais usam o computador:

Utilizamos leitores de tela, que verbalizam o que está na tela do computador, à medida que vamos navegando com as setas ou com o tab. O leitor que uso para o Windows é o Jaws. Já a Apple conta com leitor já integrado, no caso, o Voice Over, que é o que utilizo em casa no Macbook. Não usamos o mouse, fazemos tudo pelo teclado. Teoricamente, conseguimos fazer tudo no computador, com exceção de imagens. Os leitores de tela não conseguem ler textos dentro de imagens. E, como, normalmente, os sites são bastante poluídos com inúmeros links, demoramos um pouco mais para chegar aonde queremos chegar na página da web.

Tentei iniciar meu blog sozinha, entretanto, só estava conseguindo fazer pela versão paga do WordPress. Então, liguei para meu cunhado, que é engenheiro civil, para ele me ajudar a criar o blog:

— Sei que você não entende nada do assunto, mas você topa tentar?

Como Alexandre tem muita boa vontade, ele topou. Veio aqui em casa, e lá vão os dois leigos produzir o blog. Ele em seu computador montando, e eu no meu, vendo como ficava o resultado.

Começamos com o nome do blog Danihaloten, o que a ferramenta permitiu criar gratuitamente. Alexandre foi embora, e, de um dia para outro, me veio um clique: Mundo às escuras. E, no dia seguinte, pedi para ele mudar o endereço e nome do blog. Aí, fomos criando os links principais, eu fui escrevendo os textos, ele, publicando. Minha irmã Hilana foi escolhendo as fotos, eu fui ditando as legendas, e Alexandre, executando. E o blog foi tomando forma.

Com o texto do primeiro post já escrito por mim  no editor do macbook, Alexandre e eu descobrimos juntos como publicar o primeiro post. Com treino, acho que conseguirei publicar os textos sozinha. No entanto, as fotos, ficará complicado, porque não é cem por cento acessível para deficientes visuais. Assim, vocês terão os textos garantidos. Já as fotos, dependerão de meu cunhado ou minha irmã postarem pra mim.

Espero que nosso esforço valha a pena. Porque, obviamente, se o blog não gerar interesse, não darei continuidade a ele. Pois não vale a pena mantê-lo apenas para amigos que, provavelmente, já tem familiaridade com o conteúdo.

Mas, partindo da premissa de que muitas pessoas reclamam que não sabem lidar com deficientes porque não têm informação, o blog tem tudo pra bombar.

E fiquem ligados para o treinamento com meu cão guia, 16 de abril.

Deixe um comentário